Introdução ao Kotlin: Fundamentos e Exemplos Práticos

Kotlin é uma linguagem de programação multiplataforma, utilizada pincipalmente para desenvolvimento de aplicativos android. Uma das suas principais características é a concisão.Você consegue escreve uma mesma funcionalidade em Koltlin , comparando com o Java , de forma mais concisa escrevendo um código bem menor.

Outra característica da linguagem é a interoprabilidade com outras linguagens , a linguagem é facilmente integrável com o java.

Segue abaixo alguns exemplos simples de código na linguagem Kotlin:

package my.demo

import kotlin.text.*

// ...

Declarando e importando um pacote , bem similar ao java.

fun main(args: Array<String>) {
    println(args.contentToString())
}

Ponto de entrada da aplicação também muito similar ao java, onde a função “main” serve como entrada da aplicação , no exemplo acima , a aplicação aceita um array de String como parâmetro de entrada.

fun sum(a: Int, b: Int): Int {
    return a + b
}

Agora temos a declaração de uma função , que recebe 2 parâmetros do tipo Inteiro (Int) e retorna o resultado da soma dos 2 valores que recebeu como entrada. O valor retornado como resultado é também Inteiro (Int)

val a: Int = 10  //Imutável
var b: Int = 11  //Pode ser mudada

A palavra chave val deve ser utilizada para variáveis que vão receber o valor uma única vez e não poderão ser mais alterada durante o seu ciclo de vida. Já a palavra chave var deve ser utilizada para varíaveis que poderão receber novos valores ao longo do seu ciclo de vida.

class Carro(val modelo: String, val cor: String) {
    val descricao = "Este carro é um: ${modelo} - ${cor}." 
}
fun main() {
    val carro = Carro("Fusca", "Branco")
    println(carro.descricao)
}

Este exemplo mostra como definir e instanciar uma Classe em Kotlin , definimos a classe carro que recebe na sua construção 2 propriedades “modelo” e “cor” , e gera uma outra propriedade “descrição” , na função main instanciamos a classe carro passando as informações “Fusca” para o modelo e “Branco” para a cor. O resultado do comando “println(carro.descricao)” vai ser “Este carro é um: Fusca – Branco.”

Estas são informações básicas da linguagem , seguem alguns links úteis para estudar.

Imagem de StockSnap por Pixabay

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Scroll to Top